A célula-tronco do dente é coletada a partir da polpa do dente, que é um tecido que fica no interior do dente.
As células-tronco podem ser obtidas a partir dos dentes de leite, quando a criança está em processo de perda e substituição por dentes permanentes.
O processo de coleta se dá quando o dente apresenta sinais de que vai se soltar. Nesse momento, a coleta pode ser feita, tanto em casa, quanto pelo dentista ou odontopediatra.
Para a coleta realizada em casa, aos primeiros sinais que o dente vai cair, os responsáveis devem entrar em contato com a StemCorp para o envio do kit de coleta.
Entretanto, é importante ressaltar que a melhor opção é levar a criança ao dentista ou odontopediatra, que efetua o procedimento dentro de todos os padrões, minimizando possíveis danos às células e garantindo a quantidade adequada de tecido pulpar.
Ainda que na polpa do dente tenha uma quantidade pequena de tecido celular, é o suficiente para que sejam separadas células-tronco, que poderão ser multiplicadas posteriormente.
A célula-tronco do dente de leite é uma célula-tronco mesenquimal, o mesmo tipo encontrado no tecido do cordão umbilical.
Ambas possuem alto potencial de multiplicação e podem se diferenciar em vários tipos de células que compõem o corpo humano, como células da pele, células ósseas e de cartilagens, dentre outros.
É importante salientar que, assim como o cordão, este é um método de coleta de células-tronco não invasivo, pois a célula tronco do dente é coletada após a queda natural do dente de leite.
É importante saber que quanto mais jovens as células-tronco foram, maior potencial elas têm, por isso armazene o quanto antes! E ainda, as células-tronco mesenquimais extraídas podem ser armazenadas por tempo indeterminado.
A StemCorp e a célula-tronco do dente
A StemCorp é um centro de coleta, processamento e armazenamento da célula-tronco mesenquimais, incluindo as do dente. Desenvolvemos estudos utilizando este tipo de célula-tronco para terapia de diversas doenças.
Estas células-tronco, tem ampla capacidade de se multiplicar e podem se diferenciar em vários tecidos.
Buscamos estar ligados no que há de mais novo nas pesquisas com células-tronco do dente, para trazer para você as inovações em termos de terapias e tratamentos.
Se tiver interesse em coletar as células-tronco da polpa do dente, entre em contato conosco assim que o dentinho amolecer para envio do Kit.
Se quiser saber sobre esse ou outros serviços oferecidos pela StemCorp, clique aqui.