As células-tronco estão entre as maiores inovações na área médica das últimas décadas. Sua função é de reparar tecidos e quem sabe até órgãos, mas recentemente muitos grupos de pesquisa mostram que efeitos imunomodulatórios e antiinflamatórios são também importantes na função terapêutica das células-tronco. Permitindo assim, a cura de milhares de patologias.
Como sabemos, as lesões na cartilagem originadas por traumas agudos, chamadas de lesão ou erosão condral ou osteocondral agudas e as lesões por micro-trauma de repetição, chamadas de condropatias geram um efeito inflamatório de cascata cujo resultado final é o de degradação da articulação por completo, denominado de artrose, prejudicando muito a funcionalidade das pessoas.
Recentemente, foi homologado aqui no Brasil o tratamento dessas lesões através de um procedimento popularmente conhecido, como biomembrana ou membrana de colágeno. Na verdade, o procedimento é denominado de condrogênese induzida por matriz autógena.A membrana é de origem animal e o principal papel quando inserida é estimulo das células-tronco mesenquimais do próprio indivíduo para repararem a lesão. Outra função importante é proteger estas células da área articular, evitando o estresse mecânico.
A StemCorp em colaboração com o Instituto Cohen e o Hospital Israelita Albert Einstein está testando o uso de células-tronco mesenquimais na biomenbrana. Desta forma as células-tronco mesenquimais já são inseridas no biomaterial antes da cirurgia e esperado a potencialização do efeito terapêutico.
Os resultados ainda estão sendo analisados e ao fim do teste serão divulgados. É importante a realização de testes clínicos antes de qualquer terapia ser oferecida. A StemCorp tem orgulho de ter um time de especialistas em células-tronco mesenquimais reconhecidos internacionalmente e realizando testes clínicos em colaboração com os maiores hospitais e universidades do pais.
Lembramos que o armazenamento das células-tronco mesequimais o quanto antes é importante, e pode ser decisivo no sucesso da futura terapia. Células-tronco jovens tem maior potencial de expansão e de regeneração de tecidos, e por isso o quanto antes forem armazenadas melhor! Converse com seu médico!