fbpx
Início > Células-Tronco Mesenquimais Têm O Potencial De Tratar O COVID-19
Células-tronco mesenquimais têm o potencial de tratar o COVID-19

Células-Tronco Mesenquimais Têm O Potencial De Tratar O COVID-19

5/5 - (1 voto)

A pandemia do vírus COVID-19 está afetando todos os aspectos de nossas vidas, e infelizmente ainda não existe tratamento efetivo para os sintomas causados pela infecção. O mundo está parado refém do vírus e os pesquisadores estão na corrida para encontrar uma terapia que ajude os sintomas dos pacientes gravemente afetados. Alguns medicamentos parecem promissores, mas muitos casos tem um desfecho grave e necessitam de hospitalização. Recentes estudos sugerem que o uso de células-tronco mesenquimais podem aliviar os sintomas dos pacientes graves de maneira segura e eficaz promovendo uma recuperação mais rápida e sem maiores sequelas. Já existem alguns ensaios clínicos em andamento, inclusive nos EUA e Israel.

Muitas pessoas estão perguntando se a StemCorp vai começar a usar as células-tronco para tratamento de pacientes com Covid-19. Primeiro temos que entender porque as células-tronco mesenquimais podem servir para tratar os sintomas de pacientes infectados pelo covid-19.

 

Usando células-tronco para tratar COVID-19

 

Recentemente, as células-tronco mesenquimais (CTMs) têm atraído atenção significativa em ensaios clínicos para COVID-19 devido às suas propriedades imunomoduladoras e regenerativas. A terapia celular nesse caso não ataca o virus diretamente, mas evita as consequências da sua infecção no corpo do hospedeiro.

 

Quando um indivíduo contrai o COVID-19, uma reação exagerada do sistema imunológico é desencadeada no corpo, produzindo grandes quantidades de fatores inflamatórios e destruindo simultaneamente várias células essenciais. Isso resulta em uma superprodução de células imunes e citocinas, que os pesquisadores chamam de “tempestade inflamatória”. A idéia é de usar MSCs no tratamento de pacientes com COVID-19 para diminuir esta ?tempestade inflamatória? e ainda promover o reparo dos tecidos.

Desta maneira a terapia celular iria prevenir danos nos tecidos pulmonares, combatendo a tempestade de citocinas através de sua função imunomoduladora e capacidade de diferenciação, regenerando e reconstruindo os tecidos danificados. Como resultado, foi demonstrado que as CTMs reduzem significativamente o risco de pneumonia por COVID-19, insuficiência respiratória e diminuiu as sequelas pulmonares de pacientes gravemente afetados.

 

Os resultados preliminares mostram que pacientes com COVID-19 tratados com células-tronco mesenquimais tem uma melhora na função pulmonar sem efeitos adversos. A FDA autorizou recentemente o uso compassivo de células-tronco mesenquimais para infusões intravenosas em pacientes com prognóstico grave. Isso ocorreu após o sucesso de uma terapia celular para tratar pacientes com COVID-19, que resultou na alta dos pacientes gravemente afetados por COVID-19.

A empresa israelense Pluristem pretende começar um ensaio clínico com células mesenquimais após o sucesso observado do uso compassivo por pacientes com quadro respiratório grave decorrente da Covid-19. Os pacientes injetados com células-tronco mesenquiamis tiveram índice de recuperação de 100% em um período de 14 dias, e metade deles teve alta dos ventiladores mecânicos em menos de uma semana.

Até o momento, existem mais de 30 ensaios clínicos testando a terapia celular em pacientes infectados com COVID-19 (clinicaltrials.gov). Embora o uso clínico das CTMs no tratamento do COVID-19 ainda esteja em suas fases iniciais, os resultados iniciais são certamente promissores.

Iniciar um teste clinico não é simples. É preciso estudar a patologia da doença, entender como as células-tronco pode atuar, ter um grupo que tenha condições de entregar células-tronco na quantidade necessária e com todos os controles de qualidade das células e por fim, um grupo clinico que faça o acompanhamento dos pacientes.

A StemCorp é um Centro de Processamento Celular regulamentado pela vigilância sanitária e ANVISA para produção de células para infusão em seres humanos. Nós estamos somente esperando a aprovação dos órgãos regulatórios para começar um teste clinico em pacientes infectados com Covid-19 no maior hospital da América Latina.

Fale conosco
para mais
informações

Tipo de Informação*

Últimas
Postagens