A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem orientações para gestantes e novas mães nessa época de muitas dúvidas em relação ao COVID-19. Muitas mães estão em dúvida sobre os riscos do COVID-19 nas gestantes e principalmente se podem transmitir para seu bebê. Atualmente estão sendo desenvolvidas pesquisas para entender como é o comportamento do Covid-19 em gestantes. Os dados ainda são restritos, mas não há nenhuma evidência de que elas corram mais riscos de desenvolverem uma doença mais grave do que a população em geral. Entretanto, devido às no sistema imunológico das gestantes e diminuição do espaço na caixa torácica, existe a indicação no Ministério da Saúde a incluir gestantes no grupo de risco de infectados com COVID-19. É importante, por isso, que tomem todas as precauções para se protegerem contra a COVID-19.
- Como posso me proteger contra a COVID-19 durante a gravidez?
As gestantes devem ter as mesmas precauções para evitar a infecção pela COVID-19 que as outras pessoas. Seguir as orientações do seu médico e órgãos responsáveis, como lavar bem as mãos, usar máscaras protetoras quando fora de casa e evitar colocar as mãos no rosto sem estarem higienizadas. Elas (incluindo aquelas afetadas pela COVID-19) devem seguir com suas rotinas de acompanhamento médicos.
- Testes em relação à COVID-19?
As recomendações da OMS são que as gestantes com sintomas da COVID-19 devem ser priorizadas para testagem. Se tiverem COVID-19, elas podem necessitar de cuidados especializados.
- A COVID-19 pode ser transmitida da mulher para seu bebê?
Ainda não existem dados suficientes para se concluir se uma gestante com COVID-19 pode transmitir o vírus para seu feto ou bebê durante a gravidez ou o parto. Até o momento, o vírus não foi encontrado em amostras do líquido amniótico ou leite materno.
- Cuidados devem ser tomados durante a gestação e o parto?
Todas as gestantes, incluindo aquelas com confirmação ou suspeita de infecção pela COVID-19, têm o direito a cuidados de alta qualidade antes, durante e após o parto. Isso inclui cuidados pré-natal, neonatal, pós-natal e mental. Então converse com seu médico sobre condução do pré-natal durante esta fase de pandemia.
- Gestantes com COVID-19 devem necessariamente serem submetidas ao parto cesariano?
A OMS aconselha que o parto cesariano deve apenas ser utilizado quando clinicamente justificado. O modo do parto deve ser individualizado e baseado nas preferências das mulheres juntamente com as indicações médicas. Por isso fique tranquila que muito provavelmente seu parto irá ocorrer normalmente.
- As mulheres infectadas pela COVID-19 podem amamentar?
As mulheres com COVID-19 podem amamentar se assim desejarem. Entretanto se estiverem infectadas pelo COVID-19, devem seguir alguns cuidados especiais, como praticar a etiqueta respiratória durante a amamentação, usando máscara; lavar as mãos antes e após tocar o bebê; limpar e desinfetar superfícies que tenham tocado.
- Posso tocar e segurar meu bebê se tenho COVID-19?
Sim. O contato próximo e a amamentação precoce, exclusiva ajudam no crescimento do bebê.
- Me sinto muito debilitada para amamentar meu bebê. O que posso fazer?
Se você se sente muito debilitada para amamentar diretamente o seu bebê devido à COVID-19 ou outras complicações não existe nenhum problema. Peça apoio para sua família e/ou algum profissional. Existem opções para te ajudar a passar esta fase como fornecer leite materno através da: extração do leite; relactação ou ainda pela Doação de leite humano.
A gravidez é uma fase muito especial na vida da família e deve ser aproveitada ao máximo. É também uma fase de ansiedade para chegada do bebê. Lembre-se que a pandemia causada pelo COVID-19 será passageira e tomando os cuidados corretamente não existe motivo para preocupação. Aproveite muito e sempre peça ajuda de sua família e apoio médico em caso de dúvidas.
A equipe StemCorp está trabalhando para garantir que nossos clientes não percam a chance de guardar células-tronco do seu bebê mesmo durante este período.