A Mesoblast Limited anunciou que expandiu sua parceria com a JCR Pharmaceuticals Co. Ltd. no Japão para o uso de células-tronco no tratamento de recém-nascidos que necessitam de suprimento sanguíneo e oxigênio no cérebro, uma condição denominada Hipóxia-Isquemia Encefálica neonatal (HIE) que pode causar convulsões, atraso no desenvolvimento de habilidades motoras e função cognitiva e paralisia cerebral.
A JCR está comercializando o produto para o tratamento da doença em crianças e adultos no Japão. O contrato de licença agora foi ampliado para fornecer à JCR os direitos de vender TEMCELL para HIE e acessar o amplo portfólio de patentes da Mesoblast para essa indicação.
A Mesoblast tem o direito de usar todos os dados de segurança e eficácia gerados pela JCR no Japão para apoiar seus planos de desenvolvimento e comercialização. Nos Estados Unidos, existem aproximadamente 6.000 novos pacientes anualmente com HIE neonatal com clinica de moderado-grave que podem se beneficiar potencialmente do tratamento.
?Estamos satisfeitos com a estratégia de nosso parceiro para expandir a aprovação de marketing TEMCELL para indicações além de GVHD (Graft Versus Host Disease ? Doença do enxerto versus hospedeiro). Isso apoia nossos próprios planos estratégicos de crescimento para o uso do produto em crianças e adultos?, disse o CEO da Mesoblast, Dr. Silviu Itescu.
A Mesoblast iniciou recentemente um pedido de licença biológica contínuo para a Food and Drug Administration dos EUA para o remestemcel-L, seu candidato ao produto MSC proprietário, no tratamento de crianças com GVHD.